Como contei em um post anterior, participo do movimento Seis Meses com Shakespeare. O primeiro livro do mês é Noite de Reis, uma deliciosa comédia. Eu li um conto, mas ainda não consegui ler a peça. Não é muito fácil de encontrar.
Mas, nem por isso deixei de pesquisar. Noite de Reis, de acordo com o livro Tudo Sobre Shakespeare, é a única peça do dramaturgo com um subtítulo (O que quiserdes). A históris gira em volta de um casal de gêmeos. Após um naufrágio, Viola pensa que o irmão Sebastião está morto e passe a se vestir como homem. Ela assume a identidade de Cesáreo. A jovem pensa que desta forma estaria protegida de um possível assédio sexual. Ela vai trabalhar para um duque e se apaixona por ele. Mas, o coração deste nobre pertence a Olívia, que cai de amores por Cesáreo. Nesta peça nada é o que parece ser.
O título Noite de Reis se refere a festa realizado no dia 6 de janeiro, doze dias após o Natal. Entre as referências para a peça, está um conto italiano publicado em 1537 Gl’Ingannati. Segundo o livro que citei acima, é uma das obras mais musicais do inglês, quase todos os atos tem uma melodia cantada.
0 comentários:
Postar um comentário