No próximo dia 23, chega aos cinemas Jogos Vorazes, adaptação do livro de mesmo nome. Escrito por Suzanne Collins, foi meu entretenimento nos últimos dias. A leitura é rápida, flui bem e gostosa. Não é por menos que se tornou um best-seller mundial.
A história, de jovens se digladiando na arena até que apenas um sobreviva, não é muito original. Mas, a forma que Suzanne escolheu para escrever é. O livro se passa em um futuro distante. Os Estados Unidos não existem mais. Existe uma capital e 13 distritos. Uma guerra civil, ocorrida há décadas, reforça o poder da capital e destrói o distrito 13 completamente. Como punição, todos os anos são escolhidos, através de sorteio, 24 jovens, dois de cada Estado (exceto a Capital), para se lutarem na arena. Somente um sobrevive.
Por azar, a irmã da protagonista Katniss, Prim, é a sorteada do distrito 12. Katniss logo se voluntaria como tributo para participar dos Jogos Vorazes em seu lugar. O outro sorteado é Peeta, filho do padeiro e secretamente apaixonado por Kat.
O que a nossa protagonista não sabe, é que ela é uma das mais preparadas para participar dos jogos. Ela foi treinada pelo falecido pai em arco e flecha. Também é responsável pelo sustento da família. A adolescente passa um bom tempo na floresta proibida, exercendo uma atividade também ilegal: a caça. O pai morreu em uma explosão nas minas de carvão.
Peeta, antes do início dos jogos, se declara para a vizinha de distrito. Ele, aparentemente, é um dos personagens mais ingênuos do livro. É forte? Sim. Mas, declara abertamente que é apaixonado desde pequeno por Kat e fará tudo para protegê-la. Aos poucos, percebe-se que Katniss desenvolve uma afeição por Peeta. Antes, ela o chamava pelo nome completo, depois só pelo primeiro nome. Será amor?
Ela fica em dúvida se os sentimentos de Peeta são uma estratégia do jogo. Será que ela quer seduzi-la para matá-la depois. Suzanne induz esta dúvida no leitor. Para saber a resposta, só lendo livro.
Katniss também tem sentimentos por Gale, um rapaz que deixou no distrito 12. Ele era seu companheiro de caçadas. Aos poucos, surge um triângulo amoroso.
Outros personagens surgem na arena. Todos frutos do desprezo da capital. Alguns não tinham nenhuma condição de entrar nos jogos. Outros, foram treinados desde pequeno para se voluntariar como tributo. O distrito do vencedor recebe várias regalias.
Gostei do livro. Ele cumpre o entretenimento que promete. A prosa é escrita no tempo verbal presente. Não oferece muitas descrições e flui de forma rápida. É simples. Um detalhe, a protagonista também é chamada de garota quente, já que o distrito 12 é produtor de carvão.
Existem outros dois volumes da saga.