Algumas pessoas vêem nas artes marciais e lutas um escape para superar as dificuldades da vida. Assim foi para Nong Toom, um lutador de Muay Thai (Boxe Tailandês). Ele precisou vencer o preconceito, apesar de ter nascido homem, se sentia uma mulher. A vida deste transexual é retratada no filme tailandês, vencedor de vários prêmios, Beautiful Boxer.

O ator Asanee Suwan (lutador na vida real), que interpretou o boxeador, fez um excelente trabalho. Percebe-se que o lutador não é gay, ele é uma mulher e tem anseios de uma. E batalha para a aceitação. No começo esconde sua identidade, mas depois luta para poder ser ele ou ela mesma. Nas lutas, depois que todos descobrem como ele é, passa a usar maquiagem (não dispensa o batom vermelho),posterirmente quer usar um sutiã. E ele continua vencendo, e nisso ganha o respeito de muitos lutadores. A fotografia do filme é bem legal e os cenários são muito bonitos.
Mas com certeza precisa lutar e muito contra o preconceito. Reforço é uma história real com um final feliz. Nong Toom hoje é uma bela mulher, chegou a trabalhar como modelo. Hoje não luta mais em torneios. Gosto bastante do slogan do filme: Ele luta como um homem para que possa se tornar uma mulher.
Abaixo, estão duas fotos. A primeira mostra Asanee como Nong. E a segunda, como Nong após ter feito a cirurgia (vida real)
Documentário sobre Nong no National Geographics