Este livro pediu silêncio aos leitores. A história é um segredo, mas creio que possa revelar alguns dados a vocês. Contudo, não espalhem.A narrativa de Chris Cleave "Pequena Abelha" aborda a histórias de duas mulheres diferentes.
A cor da pele, o sotaque, a nacionalidade, a situação civil, nada essas mulheres têm em comum, exceto pelas histórias de vida que se esbarram em um ponto. E partir deste instante, a história se desenrola. Este encontro ocorre dois anos da narrativa contada no livro.
Este encontro envolve a órfã nigeriana Pequena Abelha e a jornalista britânica Sarah. Pequena Abelha é uma sobrevivente de uma tragédia e ruma a Londres como uma refugiada. Sarah é mãe de um menino de quatro anos, que acredita que é o batman. Ela tenta reavivar um casamento fracassado.
A construção da história não é linear. As duas protagonistas se revezam para contar os fatos. Cada capítulo é dedicado a uma delas. Não é uma narrativa feliz; é sobre sobrevivência. Não espere contos de fadas.
Curisodade: O livro virará filme. A atriz Nicole Kidman atuará e produzirá o longa da BBC.
Leia o primeiro capítulo.
Confira alguns trechos da Obra:
"Eu adoraria ser uma libra esterlina. Uma libra pode viajar livremente para a segurança, e nós podemos assistir, também com liberdade, à sua viagem. Esse é o triunfo da humanidade. Chama-se globalização.Uma menina como eu é barrada na imigração, mas uma libra pode saltar por cima das roletas e se esquivar dos aparelhos daqueles homens grandalhões de uniforme com quepe e entrar direto num táxi de aeroporto que esteja à espera. Para onde, senhor? Para a civilização ocidental, meu amigo, e ligeiro." Pequena Abelha
"Será que as cicatrizes que essas cicatrizes estão no corpo inteiro, como as luas e estrelas no seu vestido? Achei que isso também seria bonito, e peço-lhe neste instante que faça o favor de concordar comigo que uma cicatriz nunca é feia. Isto é o que aqueles que produzem as cicatrizes querem que pensemos. Mas você e eu temos de fazer um acordo de desafiá-los. Temos de ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado? Este vai ser o nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: 'Eu sobrevivi'." Pequena Abelha p.17.
3 comentários:
Lindo livro!
:)
Beijo
muito bom \o/
Eu adorei o livro e estou ansiosa pelo filme.
bjs
Postar um comentário