Anúncio

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Curiosidades sobre o Google


Internet. Google. As palavras já estão relacionadas em nossa mente. Não é exagero, mas a empresa, criada em 1998, se tornou sinônimo de busca na rede. Abaixo, segue uma lista de curiosidades sobre o buscador:

1) O Google foi fundado por dois estudantes de Standford, Sergey Brin e Larry Page. Ambos realizavam um projeto de doutorado.

2) O nome Pagerank foi criado por Larry, em uma brincadeira envolvendo seu sobrenome Page. Se você desconhece o significado de Pagerank, saiba que é um rankeamento das páginas da Internet, de acordo com a importância atribuída pelo Google.

3) Os primeiros esboços do layout do Google foram criados no Gimp, um software livre (distribuído gratuitamente) de design. Muitos consideram de difícil utilização.

4) O nome do Google foi registrado errado. A marca era para fazer referência a denominação de um número muito extenso, contudo os rapazes se equivocaram na grafia, que deveria ser Googol.

5) A palavra Google se tornou sinônimo de buscas em vários idiomas, não apenas no inglês. Para os alemães é googelte; os finlandeses, googlata; japoneses, guguru.

6) Em 2003, o buscador estava disponível em 100 idiomas maternos. Entre as línguas disponibilizadas para a busca, constavam: grego, latim, galego, híndi, ucraniano, urdu, croata, tcheco, esperanto, português, norueguês, sueco, espanhol, suali, tailandês, malaio, afrikaan, maltês, chinês, japonês, tagalog, basco, islandês, italiano, indonésio, holandês, dinamarquês, zulu, coreano, galês, alemão, francês, árabe, hebreu, letão, lituano, romeno, esloveno, russo, finlandês, inglês. Ainda, por diversão, na língua do P, klingon, língua do Hortelino e a do Chefe sueco da Vila Sésamo.

7) Cerca de 20% do tempo dos funcionários é empregado em projetos pessoais. Ou seja, um dia da semana, podem trabalhar no que desejarem.

8) Quando foi desenvolvido, seus criadores ainda não sabiam como geraria lucros ou como seria comercializado.

9) Google nunca pagou nada para ser mencionado em séries ou filmes. A primeira vez que o sistema de busca apareceu, foi em West Wing, quando um dos personagens sugeriu o acesso ao site.

Todas as curiosidades foram retiradas do livro “Google: A história do negócio de mídia e tecnologia de maior sucesso dos nossos tempos” de David A. Vise e Mark Malseed.

1 comentários:

E para os curiosos:

http://en.wikipedia.org/wiki/Googolplex

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails