Biblioteca da Karen

Anúncio

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Oscar e adaptações

A grande festa do Oscar foi no último domingo. Mas, não é porque é notícia velha que não vamos lembrar que alguns dos premiados são adaptações de livros.

O filme A Invenção de Hugo Cabret ganhou cinco oscares.  (você pode ler a resenha aqui) é baseado no livro. Detalhe, as sinopses retirei do submarino e da saraiva.

Prepare-se para entrar em um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras. Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.


  • Editora: SM
  • Autor: Brian Selznick
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2007
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 533 
 O longa Histórias Cruzadas foi baseado no livro a Resposta. Eu vi o filme e gostei.  Posteriormente farei uma resenha a respeito. A atriz Octavia Spencer levou um Oscar como melhor atriz coadjuvante. 

Eugenia Skeeter Phelan terminou a faculdade e está ansiosa para tornar-se escritora. Após um emprego como colunista do jornal local, ela tem uma ideia brilhante, mas perigosa: escrever um livro em que empregadas domésticas negras relatam o seu relacionamento com patroas brancas do Mississipi na década de 60. Mesmo com receio de prováveis retaliações, ela consegue a ajuda de Aibeleen, a empregada doméstica que criou 17 crianças brancas, e Minny, que, por não levar desaforo para casa, já esteve por diversas vezes desempregada após bater boca com suas patroas.
Aproveitando o surgimento das primeiras manifestações em defesa dos direitos civis, Skeeter espera que seu livro choque as pessoas brancas preconceituosas e traga orgulho e esperança à comunidade negra de Jackson, condado onde se passa a história. Ao mesmo tempo, com a possível publicação do livro, ela espera quebrar as suas próprias barreiras e realizar o sonho de sua vida.

  •  Editora: Bertrand Brasil 
  • Autor: Kathryn Stockett 
  • Ano: 2010 
  • Edição: 1 
  • Número de páginas: 574

Cavalo de Guerra teve seis indicações, mas não levou nenhuma estatueta. 

Joey, meio puro-sangue, meio cavalo de tiro, é comprado por um fazendeiro que bebe demais e está mergulhado em dívidas. Albert, filho desse homem, e Joey tornam-se companheiros inseparáveis. Mas quando eclode a Primeira Guerra Mundial, o pai de Albert vende o cavalo para o Exército britânico. Em meio à batalha, ao barulho ensurdecedor dos disparos, aos que morrem no caminho e ao sofrimento dos sobreviventes, Joey se pergunta quando terminará aquela guerra atroz. Quando isso acontecer, será que ele poderá reencontrar Albert?
  •  Autor: Morpurgo, Michael
  • Editora: Wmf Martins Fontes
  • Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil
  • Edição : 1 / 2011
  • Idioma : Português
  • Número de Paginas : 184
  • Tradutor : Rodrigo Neves

Os Descendentes ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado.

Tendo como pano de fundo o Havaí, Os Descendentes é um romance magistral sobre uma família incomum, que precisa reaprender a conviver entre si e recriar seu próprio legado. Matthew King já foi considerado um dos homens mais afortunados do Havaí. Um de seus ancestrais, um missionário, casou-se com uma princesa havaiana, o que faz de Matt um descendente real e um dos maiores proprietários de terra da região. Mas agora sua sorte mudou. Suas duas filhas estão crescendo, e ele sente que perdeu o controle sobre elas. Scottie, de 10 anos, gosta de descobrir as coisas por conta própria e é ávida por atenção. Alex, de 17, é uma ex-modelo que atravessou um período turbulento com o uso de drogas. E sua mulher, a bela e carismática Joanie, acabou de sofrer um acidente de lancha e repousa em coma no hospital. Matt não consegue viver sem ela, mas a situação o obriga a enfrentar seus próprios fantasmas. A família, a partir de agora, será de sua responsabilidade, e ele terá de conhecer melhor suas duas filhas, em uma jornada de autoconhecimento e superação. 

  • Autor: Hemmings, Kaui Hart 
  • Editora: Alfaguara / Objetiva 
  • Categoria: Literatura Estrangeira / Romance 
  • Edição : 1 / 2012  
  • Número de Paginas : 304 
  • Tradutor : Cássio de Arantes Leite  
 A versão americana do livro  Os Homens que Não Amavam as Mulheres levou uma estatueta pela melhor edição. Você pode ler a resenha aqui.

Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca. Os Homens que Não Amavam as Mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada.

  • Tradução: Dorothée de Bruchard
  • Editora: Companhia das Letras
  • Autor: Stieg Larsson
  • Ano: 2010
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 528 
O Espião que Sabia Demais recebeu três indicações.

George Smiley já foi um dos mais respeitados espiões do Circus, o serviço secreto inglês. Porém, após um fracasso em sua última missão, Smiley é forçado a se aposentar. Mas o agente encontra uma chance de se redimir ao entrevistar, a serviço de um político, um agente que atuou em missões no Extremo Oriente, Ricki Tarr, que revela a Smiley a existência de um agente duplo infiltrado no Circus. Smiley percebe rapidamente que esse agente foi o responsável por seu afastamento, e agora, para restaurar sua credibilidade, precisa descobrir a identidade desse espião, localizá-lo e eliminá-lo.                                                


•    Editora: Record
•    Ano Edição: 2011
•    Número Edição: 1
•    Qtde. Páginas: 420

Scorsese homenageia o cinema em a Invenção de Hugo Cabret

Eu não tinha nenhuma expectativa quando fui ao cinema assistir a invenção de Hugo Cabret. Aliás, não vi o trailer ou mesmo sabia que foi dirigido pelo genial Martin Scorsese. Você pode imaginar que seja um longa feito para o público infantil. Mas, na minha opinião não é. É sobre sonhos desfeitos e esperança.

A película mostra que a felicidade é passageira, como também o sofrimento é efêmero e tudo melhora. A vida é uma série de transformações. O pequeno Hugo  (Asa Butterfield) é feliz, num primeiro momento, ao consertar relógios com o pai (interpretado por Jude Law). Os dois iniciam o projeto de consertar um autômato, uma espécie de robô primitivo. Mas, o progenitor morre num incêndio.

O órfão é levado pelo tio para a estação de trem, onde terá de fazer a manutenção dos relógios.  Em uma pequena loja de brinquedos, Hugo rouba as peças para o conserto do autômato.  Numa das tentativas, ele é flagrado pelo dono da loja George Méliès (Ben Kingsley), que se apropria do caderno de anotações do pai do menino.

Aos poucos, Hugo começa uma amizade com este senhor e sua afilhada Isabelle (Chloë Grace Moretz). A menina se torna sua melhor amiga.

Se você conhece um pouco de cinema, percebe que George Méliès  é o cineasta e mago dos efeitos especiais do começo do século XX.  E Ben está muito bem caracterizado neste papel.  Na vida real, Méliès tem um final triste, mas na ficção tudo muda.
Um trecho do filme Le voyage dans la lune (Viagem à lua) é mostrado no longa. E muitas curiosidades sobre o cinema. Acredito que é uma grande homenagem  a sétima arte.

O filme, ambientado na Paris dos anos 30, tem uma bela fotografia. E é repleto de referências à literatura.  Isabelle fala de Victor Hugo E Hugo se revela um grande fã de Julio Verne. O 3D vale a pena. 

Não posso deixar de citar que o ator de Borat e Bruno, Sacha Baron Cohen , participa do filme, como o inpetor da estação. A ele cabe a parte cômica do longa.  A invenção de Hugo Cabret concorreu a 11 oscars, incluindo a de melhor filme. Levou cinco para casa.O longa é baseado num livro juvenil  escrito pelo norte-americano Brian Selznick.


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lançamentos da Intrínseca e o primeiro livro de um autor nacional

Uma das editoras pela qual tenho um carinho especial é a Intrínseca. Gosto das capas, dos acabamentos, das traduções. Fiquei feliz com a notícia de que para este primeiro semestre, serão lançados 34 novos títulos, incluindo um nacional. Um número 20% maior que o de lançamentos no mesmo período do último ano.

A primeira publicação de um autor nacional, o jornalista Fellipe Awi, enfoca a nova paixão nacional, o MMA (para quem não conhece, a sigla significa Artes Marciais Mistas).  O Filho teu não foge à luta: como os lutadores brasileiros transformaram o MMA em um fenômeno mundial deve chegar as livrarias em abril. Admito que irei comprar!

Bom, ainda não tive chance de pegar o livro nas mãos. Por isso, extraí o trecho de um release da editora:

  O autor traça um panorama do esporte desde seus primórdios, em 1920, com o aperfeiçoamento do jiu-jítsu pela família Gracie e seus constantes desafios a lutadores de outras modalidades, como capoeira, judô e caratê, a fim de divulgá-lo. Awi mostra ainda como o antigo vale-tudo se profissionalizou, criando a atual geração de superatletas que compõem o MMA. 

 Outros lançamentos:
Lançamentos – Ficção e Não ficção
- A última carta do seu amor (The Last Letter From Your Lover), de Jojo Moyes –ficção
- A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan
- Abraham Lincoln: caçador de vampiro – Capa filme, de Seth Grahame-Smith – ficção
- Appunti di un Venditori di Donna, de Giorgio Falleti – ficção
- Fuga do campo 14 (Escape from Camp 14), de Blaine Harden – não ficção
- 4 Hour Body, de Tim Ferris – não ficção
- Invisible Ones, de Stef Penney – ficção
- Jasper Jones, de Craig Silvey – ficção
- Le second souffle, de Philippe Pozzo Di Borgo – não ficcção
- Mathilda Savitch, de Victor Lodato – ficção
- Nêmesis, de Peter Evans – não ficção
- No jardim das feras (In the Garden of Beasts), de Erik Larson – não ficção
- O circo da noite (The night circus), de Erin Morgenstern – ficção
- Por favor, cuide da mamãe (Please Look After Mom), de Kyung-Sook Shin – ficção
- Precisamos falar sobre o Kevin – Capa filme, de Lionel Shriver – ficção
- Sexo na Lua (Sex on the moon), de Ben Mezrick – não ficção
- So Much for That, de Lionel Shriver – ficção
- So Much Pretty, de Cara Hoffman – ficção
- Starter for ten, David Nicholls – ficção
- The Leftovers, de Tom Perrota – ficção
- The Keep, de Jennifer Egan – ficção
- Vaclav e Lena, de Haley Tanner – ficção
 
Ficção para jovens
- Blood Red Road, de Moira Young
- Como treinar o seu viking, de Cressida Cowell (série Como treinar o seu dragão)
- Delírio, de Lauren Oliver (série Delirium — livro um)
- Desejos dos mortos, de Kimberly Derting (série The Body Finder — livro dois)
- Forgotten, de Cat Patrick
- How to Rock Braces and Glasses, de Meg Haston
- Muncle Trogg: o menor gigante do mundo, de Janet Foxley
- O filho de Netuno, de Rick Riordan (série Os heróis do Olimpo — livro dois)
- Os arquivos perdidos, de Pittacus Lore (série Os Legados de Lorien) – somente em e-book
- Parasita vermelho, de Andrew Lane (O jovem Sherlock Holmes — livro dois)
- Silêncio, de Becca Fitzpatrick (série Hush, Hush — livro três) – 9/01
- Starcrossed, de Josephine Angelini
- Terra dos sonhos, de Alyson Noël (Série Riley Bloom — livro três)
- The Search for Wondla, de Tony Diterlizzi

Novidades

Olá! Nas últimas semanas, passei a avaliar o meu blog e decidi que irei direcionar o conteúdo para livros, séries e filmes. Outros assuntos que eu gosto e até fiz alguns posts sobre eles ficarão para um outro blog que estou desenvolvendo. Considero que é melhor para o leitor, que saberá o que vai encontrar por aqui.

Quem me conhece, sabe que adoro ler. E decidi voltar o blog mais para esta área. Daqui a alguns dias, terei um novo domínio.

Bom, estipulei para este ano ler 50 livros. Espero que o número seja maior! Para este mês, estão na minha lista: O Rei do Inverno (de Bernard Cornweel) e Frankenstein de (Mary Shelley). O primeiro foi um empréstimo do meu cunhado. Gosto bastante do estilo do escritor britânico.

Sinopse: O Rei do Inverno - As Crônicas de Artur Vol. 1
Primeiro volume da trilogia que conta a mais fiel história de Rei Artur. A partir de fatos, este romance genial retrata o maior de todos os heróis como um poderoso guerreiro britânico, que luta contra os saxões para manter unida a Britânia, no século V, após a saída dos romanos.
Fonte: Submarino



O outro é uma indicação do Clube do Livro de Tubarão, o qual faço parte. Quer saber mais sobre o grupo? Clique aqui.

Também selecionei alguns exemplares da minha instante para ler este ano. A lista, eu preparei no site O livreiro. Deixei um espaço para lançamentos.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Eve Ensler no TED

Há dois dias, assisti a uma palestra do TED. Para quem não sabe, TED é uma conferência organizada por Chris Anderson, editor da revista norte-americana Wired.

A ministrante era Eve Ensler, que em um discurso emocionado, explica que a nossa sociedade aniquila célula menina em todos nós. E, e nesta parte que estão importante qualidades como a compaixão, a empatia, a vulnerabilidade. Através de histórias emocionantes de meninas que sobreviveram a todo tipo de abuso, ela mostra exemplos de superação. Mulheres que passaram por violência tão extrema, mas se transformaram.

Eve destacou que as mulheres são criadas para agradar. Não poderia definir melhor. Não é raro encontrar exemplos disso. Tudo deveria ser trocado para ativar, ocupar, educar, confrontar, desafiar.
Eve é autora da peça monólogos da Vagina.

Doença e Cura

Os vampiros e uma possível ameaça a estes seres mitológicos são o plote do livro Doença e Cura de Fabian Balbinot, uma obra que consta no booktour Selo Brasileiro. Cada capítulo explora, sob o ponto de vista de um personagem diferente, o surgimento de um novo ser, que pode exterminar com os sugadores de sangue.

O estilo de Fabian difere de Anne Rice ou mesmo de Bram Stoker. Anne foca em como os vampiros lidam com a imortalidade. E Bram, trata o vampirismo como uma praga. Fabian trata sobre a preocupação dos vampiros em serem caçados. Também difere do conterrâneo Andre Vianco, cuja narrativa é mais fluida.

Quem me conhece,sabe que sou super apaixonada por livros. Na minha opinião, o livro experimenta uma forma de narrativa pouco usual. Achei um pouco confuso. Tem uma parte que a história é contada como se fosse uma peça de teatro. Não sou nada contra experimentar, mas deixo isso para os escritores mais experientes. Aprenda primeiro básico para ousar depois. Contudo, sempre vale a pena conhecer um autor nacional.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails