Biblioteca da Karen

Anúncio

terça-feira, 26 de abril de 2011

Misfits: Nada de herois, só super-poderes #Série

Olá! Já estava com muita saudade de postar no blog. A última semana foi um pouco curta... E como eu estava em uma correria, não pude encontrar um tempinho... Tenho muito o que postar e conversar com vocês. Há algumas semanas, eu conhecia a série britânica Misfits, que adorei, acompanhem a crítica:

Jovens que após passarem por um evento de natureza maior ganham super-poderes. Bom, o enredo parece batido. Já foi explorado por Heroes e outras séries de quadrinhos. Mas, nesse elemento adicione delinqüentes que estão em um centro para prestar serviços comunitários. Um atleta preso com cocaína, uma briguenta, uma mulher presa por dirigir alcoolizada, um nerd incendiário e um cara bem “escroto”. Essa é a série britânica Misfits que vai para a 3ª temporada. 

Tudo na série vale a pena. Desde o humor-negro, ao protagonista escroto (que não consegue ficar um minuto sem falar de sexo). Na primeira temporada, os jovens descobrem os poderes, e que não foram os únicos a serem afetados pelo evento. Outros também detêm habilidades. Mas, ao contrário do clichê, não estão nem aí para virar super-herois. No começo querem proteger a si mesmos. Mesmo que isso envolva matar acidentalmentes os supervisores do serviço comunitário. 

A série tem vários atores brilhantes. Dou meus parabéns ao Robert Sheehan, o intérprete do protagonista Nathan. O personagem é um idiota, mas mesmo assim se realmente sair do Misfits, como anunciam, fará muita falta. Nathan é um daqueles homens que você procura passar longe. De alguma forma, ele tentará enxergar de um ângulo sexual tudo o que você fizer. Mas, ainda assim, dá um toque de um humor sensacional. O poder dele eu não posso revelar.
Enquanto aos outros personagens, vamos lá: 

Kelly (Lauren Socha) é da periferia londrina. Uma personagem forte que tem o dom de ler as mentes das pessoas e dos animais. Alisha (Antonia Thomas) é uma mulher bonita, festeira e namorada. Logo, seu poder tornar-se uma maldição. Todo homem que a tocar é momentaneamente seduzido por ela. O nerd sem amigos Simon (Iwan Rheon) pode ficar invisível. O corredor Curtis (Nathan Stewart-Jarrett) consegue ver o futuro voltar no tempo.

Com o tempo percebemos que os dons que recebem estão relacionados com as personalidades. Simon sentia-se isolado e que ninguém prestava a atenção nele. Curtis gostaria de saber o futuro para evitar estragar sua carreira no atletismo. Já, Alisha gosta de se sentir desejada.
A 2º temporada segue a linha da primeira. Exceto pela aparição de um misterioso mascarado, disposto a ajudar os jovens. O último episódio é um divisor de águas. Resta saber o que estão preparando para a próxima!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Resenha de Cidade dos Ossos

Confesso que fui fisgado pelo livro Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare, por um comentário da escritora Stephenie Meyer na capa da edição brasileira. "Querido Edward e Jacob, adoro vocês. Mas vou passar o fim de semana com o Jace". Isto foi o suficiente para me fazer comprar o livro. Afinal, se autora da saga Crepúsculo elogiou a obra, deve ser uma boa leitura, certo?

Em partes. É um bom entretenimento. A história no começo pode parecer um pouco confusa, mas logo se torna intrigante e faz querer ler mais e mais. Entre, não avança de um livro escrito para adolescentes. E também não tem aquele mesmo ardor de Crepúsculo. O enredo é cheio de reviravoltas.

A protagonista Clary é uma garota comum, talvez um pouco teimosa. Ela testemunha um assassinato em um clube noturno. Os homicidas são um grupo de três jovens cobertos por estranhas tatuagens, cuja missão é livrar o mundo dos demônios. Mas, a narrativa só deslancha a partir do desaparecimento da mãe da garota. E o trio são as únicas pessoas que podem ajudá-la.

A partir deste ponto, a adolescente descobre o passado nebuloso da mãe e revelações que mudaram a forma que vê o mundo. Também estão inseridos no enredo personagens como vampiros, lobisomens, dentre outras criaturas. Este livro também envolve o universo dos anjos, que estava bastante na moda, trata da questão dos Nephilins, metade

E sobre Jace, o rapaz a quem Stephenie se referiu no comentário? Em minha opinião não chega aos pés do personagem Edward na questão de charme. O adolescente encarna o bad boy, órfão e solitário. Com certeza roubará muitos corações. 

Curiosidades (Via submarino):
-Obra publicada em 26 países.
-Bestseller nos Estados Unidos, Alemanha, Itália, Espanha e Austrália.
-Todos os livros da trilogia frequentaram a lista do New York Times; a série esteve na lista por mais 33 semanas.
-O livro é aguardado por comunidades e fãs brasileiros há alguns meses.
-A autora tem mais de 10 mil seguidores no Twitter.
-A capa traz um blurb elogioso de Stephenie Meyer (Crepúsculo).
-Aventura, romance e sobrenatural.
-3 milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos.


O Livro 2, Cidade das Cinzas já foi lançado no Brasil.  Mas não vou revelar a sinopse, que contem spoilers!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Essa semana #meme


Olá!!! Segue abaixo o meme semanal "Essa Semana". Estou postando um pouco atrasada!

Meme semanal hospedado pelo Lost in Chick Lit, onde compartilhamos pequenas informações sobre a nossa semana literária. Tendo como principal objetivo encorajar a interação entre os blogs literários brasileiros, fazer amizades e conhecer um pouquinho mais sobre outras pessoas apaixonada por literatura. Tem interesse em participar? Saiba como aqui!

· 
Leitura do momento: Fade
·  Li essa semana:Wake e o Cadáver que Ri
·  Resenhei essa semana: Nada de especial. Mas tenho três livros na fila.
·  Super Posts: Livro viajante: Selo brasileiro lança booktour
·  Última Compra: Nada! Estou há 14 dias sem comprar livros.
·  Desejo Comprar Urgentemente: Os dois últimos livros lançados no Brasil da Charlaine Harris.
·  Conversa imaginária com personagem fictício:  Janie, você tem um namorado perfeito! Compreensivo, apaixonado, querido.
·  Eu falaria para o autor: É impossível largar este livro!!!
·  Estado de Espírito Literário: Mistério (risos)
·  Literary Crush (paixão literária do momento): Cabe, que é um namorado muito fofo.
·  Feito da Semana: Li dois livros!
·  Im in mood for... (gênero literário do momento): Sherlock Holmes
·  Hey Mr, Postman (última coisinha que chegou do correio): Nada! Bem... chegou a revista Trip...
·  Super Quote: Adorei este trecho da matéria da Veja sobre Elizabeth Taylor: ”Como as estrelas verdadeiras, as feitas de incandescência, teve de morrer um dia. Mas, seu brilho, como o dessas, continuará viajando" 
Vi e viciei (booktrailers, trailers, vídeos whatever):

terça-feira, 5 de abril de 2011

Filme da vez: Sucker Punch - Mundo Surreal #Resenha

 O filme Sucker Punch (intitulado, em português como, O Mundo Surreal) inicia com uma tremenda sequência de ação. Baby Doll (Emily Browning) e a irmã ficam sozinhas no mundo após a morte da mãe. O padrasto, um dos vilões, se revolta após descobrir que as duas são as únicas herdeiras e tenta estuprar a caçula. Baby faz de tudo para salvá-la, e acaba matando-a em um disparo acidental. Ela vai para um sanatório. O padrasto paga para que os médicos realizem uma lobotomia. Bem, este é apenas os primeiros 10 minutos (ou menos) de filme. 

O plano do padrasto é transformá-la em um vegetal. Baby tem três dias até que um famoso especialista chegue para fazer o procedimento. A garota, que em nenhum momento desiste de lutar, arma um plano de fuga. Mas, como sobreviver àquela realidade? Onde todos são insanos e o mundo não é mais tão cor de rosa?
A resposta de Baby é criar uma nova realidade. E, vários mundos dentro de mundos. Em alguns minutos ela não está mais em um hospício, mas em um bordel. Como precisa subornar os enfermeiros com favores sexuais, é muito menos violento se imaginar como uma prostituta de luxo. Nesta casa de burlesco, ela não faz programa, porém dança muito bem e encanta a todas. 

Logo, as cenas de passos e gingas são substituídas por metralhadoras e espadas ao longo do filme. Ela também cria personagens para ajudá-la nas missões. O argumento do longa é interessante. É preciso criar uma realidade alternativa para não ser consumida pela loucura e depressão. 

Contudo, eu sinto que falta algo: um confronto entre as realidades. A história é interessante. Mas também cai no clichê de algumas narrativas criadas por homens sobre mulheres: que para sobreviver em momentos extremos tem de se prostituir. (Gosto mais quando pegam em armas, hehehe). Já vi isso em muitas HQs.

Os cenários são bonitos, as lutas lembram vídeo-game, as meninas se vestem como em um anime. Vale apena assistir, mas não com muita expectativa. Creio que seria um longa bom para ser produzido em 3D.

Curiosidades:
Baby é interpretada por Emily Browning, que também viveu uma órfã em Desventuras em Séries.  O diretor Zack Snyder é o mesmo de 300 e Watchmen. 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Livro viajante: Selo brasileiro lança booktour

Quer conhecer livros da literatura brasileira? Um grupo de autores formou o movimento Selo Brasileiro, cujo objetivo é divulgar a literatura e cultura no país. Uma das ações é organizar cinco booktours com 13 títulos, um para cada região do país, com 13 blogueiros participantes cada.

Assim que todos os grupos estiverem fechados, cada participante receberá uma obra e terá o prazo de 15 dias para terminar a leitura e enviar o livro para o próximo da lista. O sistema será uma espécie de rodízio (o 13º envia para o 1º, que envia para o 2º, e assim por diante). Interessado em participar? Leia o regulamento e se inscreva.

Informação extra: O que é Booktour
Bom, para você que não conhece a terminologia, booktour é uma viagem de livros. Uma lista de leitores é criada, e o livro é enviado pelo correio para o primeiro inscrito. Este depois de realizar a leitura (geralmente com um prazo determinado), envia o material para o segundo, e assim por diante, até retornar a origem.
 
Livros que farão parte do Booktour Selo Brasileiro:
1 - Apátrida
2 - A Morte do Cozinheiro
3 - O Arquiteto do Esquecimento
4 - Doença e Cura
5 - Draco Saga: O Despertar (Vol. 1)
6 - Ethernyt - A Guerra dos Anjos
7 - Estigmas da Luz
8 - Garota Apaixonada em Apuros
9 - Irresistivemente Fatal
10 - Lázarus
11 - Por Favor, Não deixem a dor regressar
12 - Teia Virtual
13 - Um Peixe de Calças Jeans

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails