Biblioteca da Karen

Anúncio

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Alguns Doodles muito criativos

 Como muita gente sabe, o Google em algumas datas festivas, troca a famosa logomarca da capa do site, para uma mais, digamos, artistíca. Essas obras são chamadas de Doodle. Alguns são lançados em apenas alguns países. Escolhi alguns lançados este ano e em 2010 que considero bonitas e criativas. Espero que gostem!

Jane Austen (data que ela completaria 235 anos) - autora inglesa famosa - dos livros Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, etc

Bruce Lee - ator especializado em filmes de ação


Aghata Christie - autora de livros de mistério

Coming of Age Day

Data que a cantora Edith Piaf completaria 95 anos

Vencedor do concurso do Doodle no Japão

Data que John Lennon completaria 70 anos

Ano Novo

Oktoberfest - Alemanha

Aniversário de 65 anos de Pippi Longstocking



Halloween

Halloween

Data que Robert Louis Stevenson completaria 160 anos

Dia das Crianças na Índia

Dia dos mortos no México


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Morto ao anoitecer #Resenha

Olá! Infelizmente não consegui arrumar tempo para postar nesta e na última semana. Alguns eventos climáticos em Tubarão (leia-se muita chuva) me impediram de atualizar meu blog. Abaixo, segue uma resenha sobre o livro Morto ao Anoitecer, que escrevi para um outro lugar. Mil desculpas!

“Esqueça tudo o que você já ouviu sobre vampiros. Os mortos-vivos ganharam o direito de existir legalmente. Mas a liberdade de ficarem fora dos caixões teve seu preço: o fim da existência sedutora e das caçadas sob o luar. Em tempos de sangue sintético é preciso um esforço para se adaptar. O vampiro Bill Compton está disposto a tudo para se estabelecer em sua cidade natal. O que ele não contava era com uma série de assassinatos inexplicáveis, a desconfiança dos moradores locais e o envolvimento com uma bela – e teimosa – garçonete telepata.”

Se você é tão apaixonado por vampiros quanto eu, já deve ter ouvido falar da série de TV True Blood, exibida pela HBO nos Estados Unidos e no Brasil. Esta série de sucesso já está na terceira temporada. O que você também deve saber, eu ao menos imagino, é que é baseada na coleção de livros “Sookie Stackhouse  (Southern Vampire)”, de Charlaine Harris. Os três primeiros já foram lançados no Brasil pela Edidouro.

Recentemente, li o Morto Ao Anoitecer. Em outra ocasião já havia lido Vampiros em Dallas. Com certeza, é uma das ficções sobre vampiros que mais prende a atenção dos leitores. Os vampiros de Charlaine não possuem a profundidade de Anne Rice, e também, não têm a “bondade” dos de Stephenie Meyer. São bárbaros, sanguinários, mas ao mesmo tempo, são capazes de se apaixonar por moçoilas.

A prosa do livro não é muito descritiva e presa a detalhes. A leitura flui bem. O drama de Sookie é muito bem captado pela autora. A menina telepata precisa controlar seus poderes constantemente para não invadir a mente de um ente amado. Só encontra paz quando conhece Bill, um vampiro, que como está morto não tem impulsos elétricos,  e logo a protagonista não consegue ler a mente de.

Assim como na série, o livro também possui cenas de sexo. Mas somente são descritas as de Bill e Sookie, afinal é narrado em primeira pessoa. Alguns personagens não são tão desenvolvidos, como ocorre na televisão. A garçonete Amy é pouco citada. Tara não é mencionada no primeiro volume, assim como a transformação de Bill em vampiro.

O interessante na série é que outros seres de fantasia também vão compondo a história aos poucos, como metamorfos, mênades, lobisomens.



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Meme Expectativas Literárias

Há duas semanas recebi um Meme (corrente entre blogs) da blogueira Kellen Baesso, Tudo o que me interessa. O objetivo era responder as questões abaixo e estabelecer uma meta de leitura.


  •  Meta de Leitura: Vou estipular 50 livros.
  • Primeiro do ano: A Batalha do Apocalipse, Eduardo Sporh
  • Gênero que vou ler mais: Gosto do sobrenatural. Mas este ano tem novamente monografia, então, também lerei muito sobre comunicação.
  • Gênero que vou ler menos: Autoajuda.
  • Lançamento Nacional mais aguardado: Puxa vida. Quero ler o próximo volume do True Blood.  As aventuras de Sookie Stackhouse
  • Lançamento de livro brasileiro mais aguardado: Não sei... O próximo do Eduardo Spohr (será que ele lança mais um esse ano?). Mas pretendo ler mais literatura nacional este ano. O problema é que acabo lendo clássicos, como Jorge Amado, Alvares de Azevedo e outros. Prometo que abrirei espaço para novos autores.
  • Continuação de saga mais aguardada: Quero ler "Cadáver que Ri." Não comecei nenhuma saga que desejo ardentemente ler. Tenho muitas para terminar, só que já foram lançados os próximos volumes.
  • Final de saga mais aguardado: Não lembro de nenhum.
  • Próximas compras: Humm... Quero comprar a coleção Brumas de Avalon, A Estrada da Noite (Joe Hill), Melância, Sushi e Férias, Comer, Rezar e Amar. Vou parar por aqui antes que liste mais 100 livros.

    Passo o meme para:
    Bruna
    Márcia
    Laura


domingo, 16 de janeiro de 2011

Tubaronense ajuda na reconstrução de Angola

O texto que você lê abaixo eu escrevi para o jornal onde trabalho. Espero que goste.

O oceanógrafo Ricardo Dalbosco tinha três opções: trabalhar em uma petrolífera, continuar a carreira na Polícia Militar ou ir para a África. O tubaronense optou pela terceira alternativa.

Em 2008, Ricardo embarcou para Angola. O objetivo era trabalhar em uma multinacional que ajudava na construção do país devastado pela Guerra Civil.

Hoje, ele auxilia no planejamento e criação de um plano diretor nas cidades. O trabalho não é fácil. Em um lugar onde se conviveu tanto tempo com a Guerra Civil, é comum encontrar tanques aos pedaços na rua, minas terrestres e morteiros. “Para ir a campo, só podemos ir onde outros funcionários já foram, ou com batedores que procuram minas”, revela. Calcula-se que haja quase uma mina para cada habitante. “Lá é para quem come abelha, não para quem come mel”, brinca ele.

A guerra terminou em 2002. De lá para cá, a população aumentou muito. Hoje, são cerca 16  milhões de pessoas. Um crescimento grande e o país precisa de estrutura.

Falta água potável e saneamento em alguns locais. Um caminhão-pipa abastece periodicamente a casa do oceanógrafo.

Os idosos são raros no país. A expectativa de vida é baixa, 42 anos. Depois que viu o primeiro idoso, Ricardo levou três meses para ver um outro. Doenças como malária, HIV e problemas respiratórios são comuns.

 A luta pela reconstrução
Muitos desconhecem que a Angola é rica em petróleo e diamantes. Essa riqueza auxilia no trabalho de reconstrução. Durante a guerra, parte da população morreu. Hoje, a vida selvagem retorna aos poucos à savana. Muitos bichos foram mortos e devorados pela população faminta na época da guerra.


Esperança
Em Angola, o crescimento aparece em alguns eventos. Hotéis, boates e bons restaurantes instalam-se. Há poucas clínicas bem equipadas em Angola.

Saúde
O preço do setor da saúde é alto. Muitas vezes, vale mais a pena pagar uma passagem para um outro país do que se internar emuma clínica local. As pessoas geralmente vão para a África do Sul, Namíbia, Brasil, Portugal.

Comércio
O custo de vida é alto em um país em que muitos se encontram na linha de pobreza. Poucas empresas trabalham na região, o que encarece os preços. Um prato feito chega a R$ 50,00. Uma peça de automóvel às vezes leva três meses para chegar.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Na minha Caixa Postal #1

Olá! Ontem chegaram dois livros que encomendei da Avon, que ultimamente acrescentou a seus itens de vendas livros. Comprei dois: O Ladrão de Raios e o O Mar de Monstros, ambos de Rick Jordan.
Bom , acredito que eu vou gostar da história. Me parece bastante divertida, mas só vou começar quando terminar A Batalha do Apocalipse




Sinopse (extrai do site Americanas):
O Ladrão de Raios
Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos ? jovens heróis modernos ? terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

O Mar de Monstros
Segundo volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição.

É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles.

Antes de tudo, porém, nosso herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família ? algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

Rick Riordan nasceu em 1964 em San Antonio, no Texas, onde mora com a mulher e dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Diário de Sibila Rubra: Uma história na Ilha da Magia

 Esta resenha estava em um outro blog que tentei manter. Contudo, faltou tempo para as atualizações e resolvi concentrar em um único local. Espero que gostem.

Quem não gosta de prosa bem contada, cujo autor capricha na escrita. Fazia tempo que eu sentia saudades de um livro assim. O Diário de Sibila Rubra: O Retorno das Bruxas, escrito por Kizzy Ysatis (o mesmo de o Clube dos Imortais) atendeu as minhas expectativas e supriu minha carência  por bons livros.

A história é escrita em primeira pessoa e não segue uma ordem linear. Inicia com a invasão do vampiro Luar a uma casa, pertencente à atual Sibila Rubra. O homem consegue persuadir a moradora a narrar o diário de uma das Sibilas Rubras, Elaine. Esta bruxa narra os fatos de sua infância em Florianópolis, Ilha da Magia. Também conta os segredos da ordem de bruxas Sibilas.

Com certeza, Florianópolis foi uma excelente escolha do autor para o enredo do romance. A ilha é o cenário de várias histórias de bruxaria.

A leitura do livro é gostosa, rápida e dá uma vontade de relê-lo. Só tive uma dificuldade em compreender as falas dos nativos do lugar, transcritas em português coloquial (no caso, o famoso linguajar local manezinho).

Importante destacar que personagens de carne osso da cultura brasileira "fazem uma ponta" no livro, como o poeta Álvares de Azevedo. O escritor vira um vampiro nas mãos de Kizzy.

Na obra de Kizzy também aparecem outros seres sobrenaturais, como lobisomens, sacis, mula-sem-cabeça. Na mitologia do escritor, os vampiros se originam de duas formas: como uma alma ressentida que se materializa à busca de vingança ou através da troca de fluidos. Os vampiros são poderosos, ao menos o Luar é, só entram nas casas como convidados e se transformam em outros animais.

Segue abaixo a sinopse do site do Submarino.

     "Em sua nova Obra, Diário da Sibila Rubra, Kizzy Ysatis continua com sua proposta intimista, fortemente influenciada por Virginia Woolf, sem perder suas penas de corvo e anéis de prata. Quem leu sua primeira obra, Clube dos Imortais vai se deliciar, mas a ordem inversa de leitura também é possível, e talvez até mais instigante. Compondo uma nova quimera, agora com a lenda das Sibilas Rubras, as bruxas que despertaram a atenção de Jô Soares na entrevista do autor. Numa ilha de Bruxas, amor, morte e mistério se mesclam à história de Elaine, uma jovem sibila rubra que está aprendendo que é preciso pensar nas conseqüências antes de fazer as próprias escolhas. Ao mesmo tempo surge uma ameaça capaz de pôr fim na antiga Ordem a qual ela pertence e Elaine, apostando que assim garantirá a vitória, resolve se aliar a um mal ainda maior: o vampiro Luar. Guiando-nos pelos mistérios da Ilha de Santa Catarina, Diário da Sibila Rubra nos leva a uma verdadeira travessia das rotas da magia."

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Reportagem com um possível final feliz

 É muito bom quando obtemos retorno com o nosso trabalho. Em novembro escrevi uma matéria sobre um homem que procurava pela mãe. Esses dias, recebi a informação de que uma suposta mãe entrou em contato. Claro que há algumas diferenças entre a história dos dois, mas o que conta é a esperança.


22 de novembro de 2010
Homem procura pela mãe biológica

Mario Sérgio Sebastião Estácio descobriu que é adotado há dois meses. Desde então tenta unir as peças para desvendar seu passado

Há dois meses o garçom Mário Sérgio Sebastião Estácio, 35 anos, de Laguna, descobriu que é adotado. O pai de criação, José Apolinário Estácio, 70 anos, fez a revelação por medo de morrer e deixar o único filho sozinho. A mãe adotiva de Mário Sérgio, Lori Sebastião Estácio, faleceu há dez anos e ele não tem muito contato com os parentes.

O que poderia traumatizá-lo, na verdade trouxe-lhe um objetivo: encontrar sua nova família. “Eu quero saber a minha raiz. Vou me sentir muito feliz, muito mais completo. Eu preciso saber quem foi a minha mãe, se está viva”, suspira Mário Sérgio, emocionado.

O garçom possui poucas pistas sobre o paradeiro da mulher. Seu pai não recorda o nome ou traços físicos. Entretanto, sabe que os parentes dela moram no bairro Magalhães, em Laguna. A assistente social que atendeu os pais adotivos de Mário Sérgio há 35 anos, revelou que a mãe biológica trabalhava como doméstica em uma casa em Florianópolis.

Ela engravidou e enviou o bebê para adoção por medo de perder o emprego e a moradia. O patrão dela, contou a assistente social, não queria crianças em casa. Mário Sérgio nasceu no Hospital Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos no dia 14 de outubro de 1975.

A instituição mantém os registros da mulher. Contudo, não pode entregá-los sem uma ordem judicial. Apesar da dificuldade de encontrar alguém sem ter tantas informações, Mário Sérgio não perde a esperança de conhecer sua mãe e lhe apresentar sua família: sua esposa Karla Damásio, 24 anos, e o pequeno Maik, de 5 anos.


06 de Janeiro de 2011
Homem pode ter encontrado a possível mãe biológica


Mário Sérgio procurava pela família desde setembro do ano passado

A história de Mário Sérgio Sebastião Estácio, 35 anos, morador de Laguna, poderá ter um final feliz. Conforme o Notisul publicou em novembro, ele estava em busca de sua mãe biológica há meses. 

Assim que nasceu, Mário foi adotado por José Apolinário Estácio, 70 anos, e Lori Sebastião Estácio, falecida há dez anos. No ano passado, o garçom descobriu que era adotado e começou a procura pela mãe. Dias depois da reportagem ser publicada no Notisul, uma candidata ligou e comunicou a suspeita.

A massagista Albertina Marciano Inácio, 56 anos, acredita que Mário Sérgio possa ser o seu filho. Ela engravidou quando tinha 16 anos, de um namorado.  A criança nasceu prematura. “Eu sempre tive certeza de que um dia iria encontrar. No dia das mães, eu sempre chorava”, relata Albertina.

O reencontro de mãe e filho foi emocionante. Ela foi para Cabeçudas e conheceu a família de Mário. “Eu bati fotos dele e Mário Sérgio é parecido com o meu namorado da época. Até a risada é igual”, conta.

Alguns detalhes da história são parecidos. José Apolinário lembrou que a mãe biológica era morena de cabelos longos e natural de Imaruí. A mesma descrição de Albertina.

Agora, é necessário fazer um teste de DNA para verificar se eles são mesmo mãe e filho. O valor do exame é alto. Para conseguir realizá-lo gratuitamente, Albertina pretende acionar a justiça.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Resolução de ano novo

Todo Réveillon é a mesma coisa. Nós elaboramos uma lista de resoluções que tentamos manter no próximo ano. Portanto, é uma época de mudanças e preparação.  Eu criei uma em 2010 que deu muito certo. Vou deixar a de 2011 pública (pelo menos alguns tópicos, principalmente os culturais). 

Em 2010, obtive alguns resultados bons no Karatê. Venci alguns campeonatos e troquei de faixa -
fui para o 4º kyu. Para este ano, decidi que quero começar a estudar uma outra arte marcial, se não der certo, em função de horário, começarei um esporte. Outra meta saudável é perder todos os “quilinhos” extras obtidos nas festividades de fim de ano.

No ano passado, também comecei este blog, o qual gosto bastante. Pretendo mantê-lo por um bom tempo. Já programei novas seções e devo lançá-las em breve. Também quero realizar mais posts.

Na área cultural, quero ler mais livros por mês e terminar a coleção da Anne Rice. Dentro da minha lista de leitura, estão inclusos algumas obras sobre jornalismo e internet. Pretendo entender cada vez mais sobre esta última área que é a minha especialização. Também quero assistir mais filmes e resenhá-los.  
Almejo passar mais tempo com a minha família e amigos. 

Compartilho com vocês algumas metas simples. Tenho outras que guardo para mim.
  • emagrecer 6kg (2kg ganhei na “comilança” do Natal e Ano Novo)
  • postar no mínimo 3 vezes por semana no blog
  • praticar mais um esporte ou arte marcial
  •  ler mais livros por mês
  • terminar a coleção da Anne Rice
  • assistir um bom filme por semana e resenhá-lo
  • ver mais meus amigos
Desejo um feliz ano novo para todos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails